CASA DO IPÊS

Em um terreno circundado por vizinhos, com a frente voltada para um campo aberto, a principal diretriz do projeto arquitetônico desta residência de 600m² em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, é o direcionamento do eixo visual. A partir de um suave declive que se estende da frente para o fundo, o projeto se desdobra em três planos horizontais e um vertical.
O plano vertical divide o acesso social e, posteriormente, direciona os espaços de convívio social, lazer e serviço, enquanto os planos horizontais separam a zona íntima da residência do restante da casa e abrigam os jardins que garantem privacidade aos moradores.
Os planos horizontais delimitam o volume da residência em dois campos visuais distintos. O primeiro deles é sustentado por uma base de pedra natural que eleva o térreo, convidando os visitantes a percorrer o terreno antes de adentrar a área social e de lazer, que inclui a sala de estar, varandas e o jardim principal no piso inferior. O segundo campo visual é criado por uma plataforma de concreto armado que repousa ora sobre apoios pontuais, ora sobre o eixo vertical estabelecido pelo muro de pedra natural.

Data: 2020
Área: 600m²
Local: Ribeirão Preto, SP
Arquitetura: Hueb Ferreira Arquitetos
Interiores: Hueb Ferreira Arquitetos
Equipe: Luiza Hueb, José Miguel Ferreira, Roberta Ferraz, Daniel Calderón, Augusto Piccoli, Maria Hermínia Ziemann, Isadora Arrais, Débora Nozoie, Gustavo Naoki, Lee A. Tang, Isadora Arrais, Milena Fernandes e Pamela A. Dontal.
Fotos: Matheus Passos